terça-feira, 12 de outubro de 2010

REPOSITÓRIOS DE VÍDEOS

Repositórios de vídeos: O que são?

Segundo o dicionário Michaelis (2009) Repositório significa: Lugar onde se guardam coisas; reservatório, depósito. Pois bem, um repositório de vídeo seria então, um "lugar" (site) que seria capaz de guardar, armazenar e recuperar vídeos em seus diversos formatos existentes hoje. Esses repositórios podem ser públicos ou privados, são capazes de armazenar vídeos de diversas áreas do conhecimento, sendo grandes fontes de informações permitindo o uso de seus vídeos para diversos fins (ROZADOS, [2010?]).


Repositórios de vídeos educativos 

O vídeo já havia se transformado em um recurso pedagógico para os professores em sala de aula, que os utilizavam para tornar as aulas mais interessantes e para estimular os alunos a participar das aulas. A popularização dos repositórios de vídeos na internet veio a contribuir com isso, e colaborou para a criação de repositórios de vídeos especificamente educativos.
 Ele surge com o propósito de disponibilizar vídeos educativos de diversos conteúdos em várias áreas do conhecimento, traz a possibilidade de alunos, professores e qualquer outra pessoa obter acesso a conteúdos que antes talvez nunca poderiam ter. Professores podem sugerir vídeos a seus alunos, que podem auxiliar na compreensão de um novo conteúdo ministrado ou que seja meramente ilustrativo (ROZADOS, [2010?]).





O Youtube foi criado em  fevereiro de 2005, é o mais popular site de hospedagem e compartilhamento de vídeos on-line do mundo (YOUTUBE, 2010). São encontrados no Youtube milhões de vídeos caseiros, amadores, trechos de filmes, programas de televisão, videoclips e muito mais. E com facilidade esse material pode ser difundido pela internet através de outros sites, blogs, microblogs, redes sociais e outros diversos meios. Em 2006 foi vendido ao grupo Google e a partir daí só cresceu sou acervo de vídeos e sua popularidade entre os "internautas", que passaram a utiliza-lo para praticamente tudo, intretenimento, aprendizagem, diversão, disseminação de idéias e trabalhos por toda a rede (ROZADOS, [2010?]).



Bom, nem sei muito bem por onde começar... talvez pela minha decepção e indignação, por não encontrar praticamente NADA a respeito do Youtube EDU, nem mesmo no própio site e blog do Youtube. Em TODA essa gama de informações que a internet possui, não achei nenhuma notícia, nenhum artigo, tese, trabalhos, nem mesmo na Wikipedia!
Vou expor apenas algumas idéias que eu mesma concluí olhando o site do Youtube EDU, e por favor se alguém souber mais alguma coisa relevante sobre o sub-site do Youtube contribua, por favor!



Pois bem, entendi que o Youtube EDU é um "sub-site" do Youtube, ele se mantem dentro do próprio Youtube. Ele tem praticamente os mesmos meios de busca e funciona praticammente como o Youtube só que os vídeos são destinados a educação, e em sua maioria são palestras, aulas, apresentações de trabalhos de grandes universidades renomadas no mundo inteiro, tais como: Yale, Havard, Princinton, Standford, MIT e diversas outras, também armazenam programas de televisão que tratem de assuntos científicos, educativos, de todas as áreas do conhecimento. Além de trazer vídeos que tratem específicamente de assuntos acadêmicos um de seu diferêncial em relação ao Youtube é a duração dos vídeos, olhando alguns foi possível ver que chegavam a ter até mais de três horas de duração.
 Quanto a sua criação não sei ao certo, mas durante a minha busca frustrante achei apenas um site chamado Lifehackers (2009) que possuia um breve comentário sobre a criação do Youtube EDU, dizendo que o Youtube acabava de lançar um sub-site, o Youtube EDU, pelo fato do site ter publicado isso em 2009, presumi que o Youtube EDU tenha sido criado, talvez, quem sabe em 2009. Pesquisando no próprio Youtube EDU sobre ele mesmo, também não achei muitos vídeos interessantes, selecionei este vídeo que apesar de falar mais da possibilidade de intereção da Web 2.0 trata um pouco também sobre a educação na Web 2.0, está em inglês mas é de fácil compreensão, segue o link do vídeo: Viral Education 2.0




 Minha humilde opinião...

Mesmo não tendo certas "informações tecnicas" sobre o site Youtube EDU, apenas utilizando-o se pode compreender a sua utilidade para os meios acadêmicos. Eu mesma nunca tinha ouvido falar na minha vida que existia um canal especial no Youtube dedicado a vídeos acadêmicos, acho que talvez por isso também não tenha encontrado nada sobre ele na internet, ele não é tão popular como o Youtube e seus vídeos do Justin Bieber. Mas deveria ser tanto quanto, seus vídeos são interesantíssimos e concerteza só teriam a acresentar no conhecimento das pessoas. A possiblidade que o site oferece de vizualizar aulas e palestras de faculdades conceituadas em todo o mundo é um grande avanço. E com isso só reforça mais ainda o aumento de cursos ministrados a distância (EAD) no Brasil e em todo o mundo. É maravilhoso poder utilizar uma ferramenta dessas, não são todos que podem ter acesso a internet mas se você a tiver, use-a com consciência e aprenda um pouquinho com ela!


REFERÊNCIAS:

LIFEHACKERS. Youtube EDU Brings Free Education to the Masses, 2009. Disponível em: <http://lifehacker.com/5185679/youtube-edu-brings-free-education-to-the-masses> Acesso em: 11 out. 2010.

MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, Melhoramentos, 2009. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php> Acesso em: 11 out. 2010.

ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Tema 5: Repositório de vídeos. Informações em mídias digitais, 1 transparência, [2010?], 20 p. Disponível em:  <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10743> Acesso em: 09 out. 2010.

YOUTUBE. Histórico da empresa. 2010. Disponível em: <http://www.youtube.com/t/company_history> Acesso em 12 out. 2010.

______. Educação: Youtube EDU. 2010. Disponível em: <http://www.youtube.com/education?b=400> Acesso em: 12 out. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário