segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jornais Eletrônicos

Os jornais eletrônicos começaram simplismente sendo uma reprodução de jornais impressos colocados em meio eletrônico e em sites da internet, apenas alí armazenados. Isso ocorreu em meados dos anos 70, nos anos 80 já começa-se a usar mais ferramentas para encrementar esses jornais e no início dos anos 90 com a popularização da internet e da possibilidade de troca de informações na web entre o jornal e o leitor é que começaram a ser mais e mais estimulado a criação de jornais na rede, fala-se hoje em dia de um novo tipo de jornal, mais moderno e dinâmico, um jornal que nem precisa necessáriamente possuir exemplares impressos em papel, o jornal digital. 


O impacto do jornalismo eletrônico nos canais de informação

Hoje em dia o jornalismo digital já se difundiu pelo mundo inteiro, há até discusões entre os profissionais se qualquer um pode ser jornalista e deseminar informações na rede. Eu particularmente acredito que sim (encontrei essa matéria da revista imprensa e achei interesante, deem uma olhada, segue o link: http://portalimprensa.uol.com.br/revista/edicao_mes.asp?idEdicao=14&idMateriaRevista=152 ), uma das marcas do jornalismo digital é a possibilidade de uma maior interação, troca de informações entre editores de jornais conceituados e leitores, e a capacidade em que o jornal eletrônico tem de imediatidade. Se o indivíduo tem acesso a internet pode se informar de uma forma rápida, simples e atualizada nos jornais digitais.
Notícias em tempo real!
  Mesmo querendo ou não querendo pessoas são capazes de utilizar a internet e publicar em diversos tipos de sites  informações diversas. Essas notícias acabam repercutindo pelo mundo todo e até mesmo modificando o mundo das informações.



A influência dos jornais digitais no trabalho do profissional da informação

Com todas essas informações circulando livrimente na internet é como se o profissional da informação voltasse ao ano de 1945, final da segunda guerra mundial onde ocorre nesse contexto a chamada "explosão da informação". No ano de 2010 parece que vivemos uma espécie de "segunda explosão da informação", são milhões, bilhões de novas informações na rede todos os dias e isso torna o trabalho do profissional da informação cada vez mais difícil, de atuar como um "filtro", selecionanodo as informações adequadas as pessoas certas no momento certo. Por isso acredito que os jornais digitais tem influência no trabalho do profissional da informação, já que entendemos que hoje em dia quase todos nós podemos ser "webjornalistas".

 
A tendência dos jornais impressos em tornarem-se digitais 

Essa tendência existe e só vem crescendo, recentimente tivemos o caso do Jornal do Brasil do estado do Rio de Janeiro que no mes de agosto colocou nas bancas seu último exemplar impresso, e passa a partir de então apenas a versão digital, (segue o link da reportagem sobre a última edição impressa do JB: http://www.sidneyrezende.com/noticia/99013 ). Os motivos que levaram o Jornal do Brasil a tomar essa decisão é o que leva muitos novos jornais a surgirem apenas na versão digital por possuir muittas vantagens, tais como: um menor custo, uma maior interação, um maior aproveitamento da notícia utilizando as vantagens do hipertexto, a possibilidade de atualização rápida e fácil entre outras. O JB parou de imprimir seu jornal por estar com problemas financeiros e a forma digital sairia mais barato para a empresa, o jornal impresso é mais caro, é mais rígido, não interage muito com os leitores e não poderia ser atualizado em tempo real. Não sei se os jornais que conhecemos hoje irão desaparecer, mas o formato impresso é apenas um suporte, se com o tempo as pessoas se adequarem ao meio eletrônico tanto quanto ao papel não vejo porque não mudar!



REFERÊNCIAS:

MACHADO, Laura. Última edição impressa do 'Jornal do Brasil' circulou nesta terça-feira. Rio+, 31 ago. 2010. Disponível em: <http://www.sidneyrezende.com/noticia/99013> Acesso em: 25 out. 2010. 


RIBEIRO, Igor; TEIXEIRA, Fabrício. Igual, mas diferente. Portal imprensa, n.238, set.2008. Disponível em: <http://portalimprensa.uol.com.br/revista/edicao_mes.asp?idEdicao=14&idMateriaRevista=152> Acesso em: 25 out. 2010.


ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Tema 6:  Jornais eletrônicos. Informação em mídias digitais, 1 transparência,[2010?], 32 p. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10743> Acesso em: 24 out. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário