Será que devo acreditar?
(A confiabilidade dos conteúdos dos Blogs)
A Web 2.0 oferece aos usuários essa capacidade de trocar e receber informações, os blogues são um exemplo disso. O uso de blogs como fonte de pesquisa tornou-se cada vez mais comum nos últimos anos e isso levou pesquisadores a pensar na credibilidade dessas informações disponibilizadas.
Conheça os tipos de blogs exitentes:
Existe milhões de blogues perdidos "por ai" na web. Eles são classificados por algumas categorias, tais como: Blogs profissionais, o profissional, não importando a área que atue, pode expor seus trabalhos atravez de seu blog profissonal, fornecendo informações atualizadas sobre o seu trabalho/profissão e pode manter um maior contato com seus clientes e colegas da área.
Blog pessoal, é o encontrado em maior abundância pela web, qualquer individuo que tenha acesso a internet pode criar o seu, e "postar" nele o que bem entender, falar sobre seu dia-a-dia, de suas preferências e seus desgostos.
Blog grupal, um blog grupal pode ser criado por mim e meus amigos, e eu e meus amigos podemos ter um pequeno negócio e nos utilizarmos do blog para promove-lô, ou então o blog grupal pode ser de um congresso, uma festa ou um encontro, ou até mesmo da minha turma da faculdade. Blog organizacional, vai expor informações sobre a instituíção, o que faz, pra quem faz e como faz, auxiliando na promoção da imagem da organização.Cuidado com o Lobo Mau!
Mas nem sempre esses blogues são exatamente assim, e também não é em todas as informações dadas que devemos confiar. Acho que apesar de ser um meio eletrônico não se diferencia muito da vida real, como por exemplo, se alguém me fala (uma pessoa qualquer, que não conheço) que na ilha de Madagascar existem borboletas gigantes, eu devo acreditar? Se o Lobo Mau indicar a estrada da esquerda para a Chapeuzinho Vermelho, ela deve seguir pela esquerda?? Não devemos acreditar em tudo que nos é dito, questionar-se é fundamental, em todos os aspectos.
Alguns critérios:
Ter um senso crítico é fundamental para diferenciarmos uma boa informação disponibilizada em um blog, e buscar sobre o mesmo assunto em outras fontes também é importante. São diversos os critérios estabelecidos para que um blog tenha uma certa credibilidade, assim como livros e revista tem suas normas para serem confiáveis os textos em rede também tem.
A atualidade do conteúdo fornecido pelo blog é um item que deve ser observado, como posso confiar naquele blog que está me passando uma informação desatualizada, e se aquilo que estiver escrito alí nem existir mais? por isso é importante sim, estar atualizado o conteúdo do blog.
Autor, deve ser levado em conta também as informações sobre quem está escrevendo no blog, será que ele é capacitado para falar sobre tal assunto? Ter informações sobre o autor no blog também deve ser avaliado. A ortografia também é um item importante! muitos erros ortográficos podem fazer com que o blog perca a credibilidade.
A originalidade do blog também deve ser levada em conta, ficar apenas copiando de outros blogs ou então não escrever nada de novo não demonstra originalidade em nada.
O objetivo e a precisão do blog devem ser claros, para que o leitor/pesquisador consiga entender claramente e poder sanar a sua dúvida sobre o assunto que busca, a informação deve ser precisa e objetiva. O assunto que o blog abordar deve estar de acordo com o público que o irá utilizar.
Por tanto, se você pretende usar esse tipo de mídia como fonte de pesquisa procure avaliar sempre, no mínimo esses critérios citados acima, e se você não quiser, tudo bem, existem os profissionais da informação para isso, filtraremos apenas o melhor para a sua pesquisa!
REFERÊNCIAS:
PRIMO, Alex . Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2008, Natal. Anais, 2008. Disponível em:<http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/50_blogs.pdf> acesso em: 28 de ago. 2010.
ALVIM, Luísa. Avaliação de Qualidade de Blogues. Disponível em: <http://badinfo.apbad.pt/Congresso9/COM105.pdf> acesso em: 28 de ago. 2010.
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