segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Redes Sociais e sua importância

O assunto que abordarei essa semana será sobre as tão famosas redes sociais, a sua importância para o acesso às informações e para a construção do conhecimento e a troca de informações entre os profissionais da informação.

Para quem dispõem hoje em dia de um acesso a internet é facilmente possível conhecer e fazer parte de redes sociais.
Alguns exemplos de Redes Sociais.



 Com a popularização cada vez maior da internet e de suas ferramentas, possibilitam atualmente a um grande número de pessoas a compor essa rede.
   
A ideia de estarmos todos conectados, interligados chega a ser até assustadora para mim, em pensar que posso ter algo em comum – e provavelmente tenha, com várias pessoas por todo mundo, nos países mais remotos. A internet nos possibilita essa interação, essa aproximação e principalmente as redes sócias, através delas encontramos afinidades em comum, interesses, amizades, músicas e muitas outras inúmeras coisas.                                     



Busquei então na internet uma definição para “Redes Sociais”: “Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.” (WIKIPEDIA, p. 1, 2010, [grifo do autor]). Ou seja, é onde podemos “visualizar” as nossas ligações, as ligações que fazemos entre interesses e pessoas, elas transformam-se em “comunidades” que podemos facilmente identificar. Estamos inevitavelmente ligados, “conectados” através de inúmeras coisas, a vida em sociedade nos proporciona isso e acredito que as redes sociais que hoje encontramos na internet não passam de uma representação das nossas relações em sociedade, assim como afirma Amaral (2006):

As redes sociais emergem nos últimos anos como um padrão organizacional capaz de expressar, em seu arranjo de relações, as ideias políticas e econômicas inovadoras, nascidas do desejo de resolver problemas atuais. São a manifestação cultural, a tradução em padrão organizacional, de uma nova forma de conhecer, pensar e fazer política. (AMARAL, 2006, p. 2)

Troca de informações entre profissionais.
Sendo assim, concordando que elas sejam a representação da nossa vida em sociedade presumisse que todas ou a grande maioria das interações, atividades e atos que praticamos devam também poder fazer parte de uma rede social. Poderíamos então usá-las como uma ferramenta de trabalho, não é? E ela realmente é usada! Atualmente  profissionais de diversas áreas se comunicam, trocam experiências através de redes sócias, fóruns, salas de bate-papo e grupos de e-mail.
Uma das vantagens das redes sociais é essa, poder ligar, unir e aproximar pessoas com um mesmo interesse em comum que, por estarem muito distantes geograficamente nunca poderiam chegar a trocar essas informações. (ROZADOS, [2010?])



E é através dessas trocas que podemos adquirir inúmeras informações que podem acabar tornando-se importantes para nós, a partir disso poderíamos transformá-las em conhecimento. (ROZADOS, [2010?])

A importância dessas redes sociais, acredito que só venha a aumentar. A sociedade está se tornando cada vez mais digitalizada e suas relações também. Penso que tudo que é utilizado em exagero traz malefícios, portanto não devemos fazer um uso excessivo das redes sociais, elas são apenas representações e não a sociedade em si! Se não praticarmos as mesmas atividades que mostramos praticar nas redes sociais elas não valerão de nada. Se estamos ou não conectados a uma rede social não é o mais importante, o que importa é as verdadeiras conversas com amigos, praticar esportes, assistir a filmes, ouvir músicas, viajar e sair para curtir por aí, claro que as trocas que essas redes sociais permitem são muito enriquecedoras mas não viveríamos somente com elas!


DICA DE FILME 
Estava assistindo televisão ontem a tarde, e no intervalo me surpreendi ao ver o trailer do filme "THE SOCIAL NETWORK (A REDE SOCIAL) ". O Filme relata a história do surgimento e a criação do Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo! Gostei muito do trailer e quero ver o filme, leia a sinopse do filme a baixo e assista o trailer depois, acho que vale a pena a direção é de David Fincher (Mesmo diretor de Alien 3, Seven, Club da Luta, Quarto do Pânico, Zodiac, O estranho caso de Benjamin Button) Acredito que venha um bom filme aí, confiram!
SINOPSE:
 Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional. (ADORO Cinema, [2010?]).



REFERÊNCIAS:

ADORO Cinema. A Rede Social: Sinopse. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/a-rede-social/> Acesso em: 28 nov. 2010.


AMARAL, Viviane. Redes: uma nova forma de atuar, 19 jul. 2006, 3 p.  Disponível em: <http://www.zonadigital.com.br/redes/newsredes.asp?select=512>
Acesso em: 28 nov. 2010.


ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Tema 9: Comunidades Virtuais e Redes Sociais. Informação em mídias digitais, 1 transparência, [2010?], 20 p. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10743> Acesso em: 28 nov. 2010.


WIKIPEDIA. Rede Social, 28 nov. 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/
Rede_social> Acesso em: 29 nov. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário