sábado, 28 de agosto de 2010

Será que devo acreditar?

(A confiabilidade dos conteúdos dos Blogs)
 

A Web 2.0 oferece aos usuários essa capacidade de trocar e receber informações, os blogues são um exemplo disso. O uso de blogs como fonte de pesquisa tornou-se cada vez mais comum nos últimos anos e isso levou pesquisadores a pensar na credibilidade dessas informações disponibilizadas.

Conheça os tipos de blogs exitentes:

Existe milhões de blogues perdidos "por ai" na web. Eles são classificados por algumas categorias, tais como: Blogs profissionais, o profissional, não importando a área que atue, pode expor seus trabalhos atravez de seu blog profissonal, fornecendo informações atualizadas sobre o seu trabalho/profissão e pode manter um maior contato com seus clientes e colegas da área.
Blog pessoal, é o encontrado em maior abundância pela web, qualquer individuo que tenha acesso a internet pode criar o seu, e "postar" nele o que bem entender, falar sobre seu dia-a-dia, de suas preferências e seus desgostos.
Blog grupal, um blog grupal pode ser criado por mim e meus amigos, e eu e meus amigos podemos ter um pequeno negócio e nos utilizarmos do blog para promove-lô, ou então o blog grupal pode ser de um congresso, uma festa ou um encontro, ou até mesmo da minha turma da faculdade. Blog organizacional, vai expor informações sobre a instituíção, o que faz, pra quem faz e como faz, auxiliando na promoção da imagem da organização.

Cuidado com o Lobo Mau!
Mas nem sempre esses blogues são exatamente assim, e também não é em todas as informações dadas que devemos confiar. Acho que apesar de ser um meio eletrônico não se diferencia muito da vida real, como por exemplo, se alguém me fala (uma pessoa qualquer, que não conheço) que na ilha de Madagascar existem borboletas gigantes, eu devo acreditar? Se o Lobo Mau indicar a estrada da esquerda para a Chapeuzinho Vermelho, ela deve seguir pela esquerda?? Não devemos acreditar em tudo que nos é dito, questionar-se é fundamental, em todos os aspectos.

Alguns critérios:

Ter um senso crítico é fundamental para diferenciarmos uma boa informação disponibilizada em um blog, e buscar sobre o mesmo assunto em outras fontes também é importante. São diversos os critérios estabelecidos para que um blog tenha uma certa credibilidade, assim como livros e revista tem suas normas para serem confiáveis os textos em rede também tem.

A atualidade do conteúdo fornecido pelo blog é um item que deve ser observado, como posso confiar naquele blog que está me passando uma informação desatualizada, e se aquilo que estiver escrito alí nem existir mais? por isso é importante sim, estar atualizado o conteúdo do blog.

Autor, deve ser levado em conta também as informações sobre quem está escrevendo no blog, será que ele é capacitado para falar sobre tal assunto? Ter informações sobre o autor no blog também deve ser avaliado. A ortografia também é um item importante! muitos erros ortográficos podem fazer com que o blog perca a credibilidade.

A originalidade do blog também deve ser levada em conta, ficar apenas copiando de outros blogs ou então não escrever nada de novo não demonstra originalidade em nada.
O objetivo e a precisão do blog devem ser claros, para que o leitor/pesquisador consiga entender claramente e poder sanar a sua dúvida sobre o assunto que busca, a informação deve ser precisa e objetiva. O assunto que o blog abordar deve estar de acordo com o público que o irá utilizar.

Por tanto, se você pretende usar esse tipo de mídia como fonte de pesquisa procure avaliar sempre, no mínimo esses critérios citados acima, e se você não quiser, tudo bem, existem os profissionais da informação para isso, filtraremos apenas o melhor para a sua pesquisa!






REFERÊNCIAS:

PRIMO, Alex . Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2008, Natal. Anais, 2008. Disponível em:<http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/50_blogs.pdf> acesso em: 28 de ago. 2010.

ALVIM, Luísa. Avaliação de Qualidade de Blogues. Disponível em: <http://badinfo.apbad.pt/Congresso9/COM105.pdf> acesso em: 28 de ago. 2010.

domingo, 22 de agosto de 2010

Blog, Fotolog, Videolog e Twitter... Um panorama geral.




O QUE SÃO WEBLOGS/BLOGS?

Blogs são páginas na internet onde as pessoas escrevem sobre diversos assuntos de seu interesse que podem vir acompanhadas de figuras e sons de maneiras dinâmicas e fácil além de outras pessoas poderem colocar comentários sobre o que está sendo escrito. É um recurso de comunicação entre família, amigos grupos de trabalho ou até mesmo empresas. Muitos os utilizam como diários virtuais, escrevendo mensagens envolvendo o lado pessoal, emocional e profissional.[...] (BITENCOURT. 2005)

Essa é apenas uma das muitas definições encontradas para os blogs, mas a idéia central permanece sendo essa mesmo. Aqui mesmo, agora, um blog falando sobre sí mesmo, os assuntos postados são inúmeros e inimagináveis. Com o avanço da Web (World Wide Web), de 1.0 para 2.0 que é a que nos encontramos (fala-se até de 3.0, mas pelo o que pesquisei chegaremos lá daqui a 5 ou 10 anos), uma maior troca de informações passou a acontecer, apartir da Web 2.0 que surgiram os própios blogs, o google e até mesmo a Wikipedia, uma enciclopédia livre, em que todos podem escrever.
Acredito que os blogs já não estejam tão na "moda", o meu primeiro contado com um foi agora, por causa da disciplina de Mídias Digitais, nunca me interessei antes por blogs no mínimo por três motivos; 1) Não tenho internet banda larga em casa. Acho que não precisamos citar outro continente como a Africa para dizer que lá não há internet, ora, o que é isso, todas as famílias do Brasil possuem um microcomputadorr em sua casa com acesso a internet? todas as famílias do Brasil vivem com dignidade? acho que não... 2) Não gosto muito de escrever... Não que eu não tenha idéias, talvez eu até tenha tantas que não consigo organiza-las, mas tentarei! 3) Acho uma exposição desnecessária, no caso de um blog pessoal, os diários de antigamente eram secretos, tinha até cadeados e agora? escrevo para milhões de pessoas meus segredos? não sei não hein...
Mas os Blogs me atraem quando são utilizados para passar informações úteis para uma grande maioria, ou quando uma empressa se utiliza dele para se promover, acho interessante!

Segue o link de alguns blogs que leio:

                                         O QUE É UM FOTOLOG/FLOG?

Segundo a nossa querida Wikipédia Fotolog/Flog é: [...]registro publicado na World Wide Web com fotos colocadas em ordem cronológica, ou apenas enseridas pelo autor sem ordem, de forma parecida com um blog. Ainda pode-se colocar legendas retratando momentos bons de lazer. É parecido com um blog mas a diferença é predomina fotos ao invés de texto.[...]

"Um site parecido com um blog, para uso pessoal, mas focado no armazenamento de fotos, imitando um álbum virtual."  (Opinião e Notícia 2007)

O Próprio nome já nos dá uma idéia do que seja um Fotolog, foto, imagen, log, weblog, blog... entendo que seja realmente uma fusão das duas coisas, mas no Fotolog se evidência mais as imagens.
Com fotologs tenho um menor contato ainda, mas assim como as outras ferramentas é válida na sua finalidade, se eu trabalho com fotos posso mostrar para todos meu trabalhos, se tenho uma alto-estima elevada posso me auto-promover! e outras diversas utilidades que um fotolog pode ter.

Um exemplo de divulgação de trabalho que prioriza a imagem: http://www.fotolog.com.br/bolatattoo/53842477



O QUE É UM VIDEOLOG/VLOG?
"Gênero especial da weblog cujo conteúdo consiste em vídeos". (SOUSA. 2003)

Assim como os outros, o Videolog/Vlog deriva do Weblog só que dando prioridade aos videos. Esses vídeos podem ser exatamente iguais a um Blog só que invez de escrito, estará gravado visual e oralmente, esse vídeo pode se tratar sobre qualquer coisa!

Acho uma meneira mais descontraída de se expressar na internet o que se está pensando, e sites que abrigam esses vídeologs como o http://www.youtube.com/ são mundialmente famosos e são visitados por milhões de pessoas por dia.

Acho que em todas as ferramentas sitadas até agora uma característica é marcante entre todas elas: A troca de informações e a oportunidade de poder mostrar para as outras pessoas o que pensamos sobre determinados assuntos, não importando se fazemos isso atravez de textos, fotos ou vídeos.

Felipe Neto é um dos "Vloguers" mais conhecidos na rede, o link do vídeo abaixo nos dá um exemplo de Vlog: Não faz sentido - Políticos - Ele simplismente grava um vídeo expressando sua opinião sobre a política, os políticos e as eleições no Brasil.
PC Siqueira é outro exemplo de "Vloguer", que a cada vídeo escolhe assuntos aleatórios para tratar no vídeo, segue o link: Dia dos Namorados, São João e Machine Man - PC Siqueira
Mas como já havia dito antes esses vídeos são visualizados por muitas pessoas, e a simples opnião delas pode ser completamente contrária a de outra pessoa, lógico, não pensamos igual, mas aqui vem de novo a grande "cartada" da Web 2.0 a possibilidade de TROCAR informações, então, se não concordo com a idéias de Felipe Neto ou PC Siqueira posso simplismente também gravar meu vídeo e expressar minha opnião contrária a deles. Uma menina expressou sua opinião contra Felipe Neto: faz sentido SIM, felipe neto fiuk, justin, modinha, crepusculo
E pra expressar a MINHA OPINIÃO segue o vídeo em conjunto de Felipe Neto e PC Siqueira, que sintetizam a idéia de que esses vídeos são simplismente a visão deles sobre determinados assuntos, que não há necessidade de "guerra" entre Vloguers. PC Siqueira vs Felipe Neto e Fãs Babacas.



Ahhh, o Twitter, o casulinha da família, o mais popular, o mais presente, o mais falado, o mais comentado, o maioral. Já se nota isso logo ao pesquisar, encontrei vários sites o definindo:

"Twitter é uma comunidade de amigos e pessoas desconhecidas que mandam updates, flashes do que elas estão fazendo no momento ou o que ela quer que você preste atenção" (VEIGA, 2007)

"É uma rede-social e servidor para microblogging que permite aos seus usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por Softwares específicos de gerenciamento." (Wikipedia. 2010)

"Em todo o mundo, Twittwer torna-se sensação!" (MARTINES. 2010)

"Rede social e microblog que permite destribuir mensagens de texto a usuários cadastrados utilizando SMS, Instant Message e e-mail." (FRAZÃO. 2010)


Pois bem, Twitter então é realmente isso, outra derivação do Weblog, em um formato "micro", em que você pode expressar o que está pensando naquele determinado momento em apenas 140 caracteres.

[...]Aos 15 anos, Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter era obcecado pela idéia de como funcionavam as cidades. Chamava muito a sua atenção o diálogos entre os taxistas, que ia relatando os lugares por onde passava. Quando chegou aos 20 anos, percebeu que sabia o que fazia os bombeiros, os enfermeiros, a polícia e notou que só não sabia o que fazia seus amigos. Em 2006 já era uma ferramenta interna de sua empresa, que ele resolveu compartilhar com o mundo.[...] (ALENCAR. 2009)

A idéia principal do Twitter é boa, e de uma certa forma muito prática e útil, pois antes de se tornar tão popular ele servia, por exemplo para avisar amigos interligados de que uma determinada via estaria interditada por um determinado tempo, evitando assim que outra pessoa se direcionace para aquele local. Mas não, acredito que o Twitter chegou em um alto nível de futilidade, perda de tempo, e troca de informações "desnecessárias" (para mim pode ser nem tão importante saber que você está indo dormir ou que fez chapinha no cabelo), esses tipos de "tweets" me encomodam, mas há exceções, existem tweets que te fazem refletir, que realmente te passam uma informação útil. No Brasil pode-se até dizer que o Twitter virou moda,todo mundo tem, todo mundo segue todo mundo! Em jornais, revistas e na televisão quase sempre é falado sobre o que aquela determinada celebridade disse no Twitter.

Pois bem, claro que acho todas essas ferramentas da Web válidas, e realmente de uma certa forma proporcionam um novo jeito de trocar informações entre as pessoas. Mas elas não me agradam muito, apesar de estar em um Blog falando sobre isso, nunca foi o meu maior sonho ter um!
Hoje mesmo, um domingo de sol, um dia lindo, e eu aonde? fazendo o que? Dentro de casa, na frente de uma máquina, por horas e horas sentada aqui!
Não trocaria outro dia desses por Blog, Fotolog, Videolog ou twitter nenhum! Sentar na grama ao sol e comer uma bergamota, sair com os amigos, ficar com a família, como diria a Visa, NÃO TEM PREÇO! =)

REFERÊNCIAS:
ARTIGONAL. Como surgiu a idéia do Twitter, 02 abr. 2009. Disponível em: <http://www.artigonal.com/internet-artigos/como-surgiu-a-ideia-do-twitter-847739.html> acesso em: 22 ago. 2010.


BITENCOURT, Jossiane Boyen. O que são Blogs?, 2005, 2 p. Disponível em: <http://www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2005/obj_blog/blogs_conceitos.pdf> acesso em: 22 ago. 2010


FRAZÃO, Fábio. Glossário de Mobile Marketing In: Mobile News. 02 abr. 2008. Disponível em: <http://www.mobilenews.com.br/index.cfm?fa=contentGeneric.lctfyysdskvfzfeg> acesso em: 22 ago. 2010.


OPINIÃO e Notícia. Glossários de Termos tecnológicos. 9 out. 2007. Disponível em: <http://opiniaoenoticia.com.br/vida/glossario-de-termos-tecnologicos/> acesso em: 22 ago. 2010.


SOUSA, Eduardo. Glossário do Weblog, 06 out. 2003. Disponível em: <http://pages.eduardomorais.com/blogossario/> acesso em: 22 ago. 2010.


VEIGA, Felipe. O que é o twitter, como usar e como responder. 20 dez. 2007. Disponível em: <http://www.vejaisso.com/2007/12/20/o-que-e-o-twitter-como-usar-e-como-responder/> acesso em: 22 ago. 2010.


WIKIPEDIA. Flog. 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Flog> acesso em: 22 ago. 2010.


______. Twitter. 20 ago. 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter> acesso em: 22 ago. 2010.